SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Do labirinto da saudade: ser ou não ser; ter sido ou não ter sidoMecanismos de defesa no grupo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

BRASILIANO, Silvia. Psicoterapia analítica de grupos com drogadictos: há uma especificidade afinal? Contribuições para uma discussão. Vínculo [online]. 2008, vol.5, n.2, pp. 172-185. ISSN 1806-2490.

A origem da psicoterapia analítica de grupo com drogadictos pode ser remetida ao trabalho dos Alcoólatras Anônimos e seus dois pressupostos: a importância da dinâmica grupal e a centralidade da abstinência. Embora o primeiro possa ter sido amplamente favorável à instalação da psicanálise de grupo, a questão da direção para a cura do sintoma parece ter constituído uma marca que dificultou a sua expansão. O percurso desta terapêutica parece ter sido dificultado também pelas resistências da instituição psicanalítica clássica ao desenvolvimento de concepções não restritas à prática ortodoxa. O marco com que a clínica psicanalítica com drogadictos pode operar é definido a partir da construção de novos dispositivos, que, fundamentalmente respeitem a escuta do funcionamento psíquico dos drogadictos.

Palavras-chave : Drogadicção; Psicoterapia de grupo; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License