SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Um estudo sobre o exercício da parentalidade em contexto homoparental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CARVALHO, João Paulo Evangelista  e  TERZIS, Antônios. Experiências com um grupo de crianças através da música: um estudo psicanalítico. Vínculo [online]. 2009, vol.6, n.1, pp. 1-12. ISSN 1806-2490.

Entendimento de um pequeno grupo de crianças que freqüentam um Centro Comunitário, com idades entre dez e onze anos, de ambos os sexos, homogêneo, fechado e com a mesma queixa de desajuste escolar, através da aplicação da técnica grupo de psicodiagnóstico (Kaës & Anzieu, 1989). Levantamos a hipótese do uso de instrumentos musicais como uma alternativa lúdica para as crianças manifestarem suas emoções. A análise qualitativa do conteúdo foi realizada por dois psicólogos com conhecimento sobre psicanálise de grupo através da técnica de interpretação de Mathieu (1967). Concluímos que o manejo de instrumentos musicais facilitou a técnica de grupo de psicodiagnóstico, onde as crianças puderam expressar seus sentimentos e se conscientizarem deles, fazendo com que atingissem o sentimento de pertinência grupal, que elaborassem suas inibições, que ampliassem sua capacidade de sociabilidade e que fortificassem seu ego.

Palavras-chave : Psicanálise; Grupos; Crianças; Música.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License