SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Experiences with a group of children through music: a psychoanalytic studyFamily perception’s about anorexia and bulimia nervosa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

RODRIGUEZ, Brunella Carla  and  PAIVA, Maria Lucia de Souza Campos. Um estudo sobre o exercício da parentalidade em contexto homoparental. Vínculo [online]. 2009, vol.6, n.1, pp. 13-25. ISSN 1806-2490.

Atualmente a família vem sofrendo diversas transformações e tem se apresentado de inúmeras formas, questionando o modelo tradicional e nos fazendo repensar seu sentido. Este trabalho discorre sobre a configuração homoparental, que é a situação em que ao menos um adulto homossexual assume a parentalidade de uma criança. Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com dois casais que visou investigar o exercício da homoparentalidade, focando as possíveis especificidades existentes no relacionamento parental homossexual, bem como compreender o olhar dos pais com relação a seus papéis parentais. Foi utilizado o método clínico-qualitativo proposto por Turato (2003) e os dados foram coletados e registrados em campo, através de entrevista semi-dirigida e Desenhos de Família com Estórias (Trinca, 1997). Percebeu-se que as famílias homoparentais se diferenciam de outras configurações pelo preconceito sofrido, falta de apoio e aceitação das famílias de origem e círculos sociais. Notou-se que as famílias homoparentais possuem suas especificidades, mas, como outras configurações familiares, também passam por dificuldades e conflitos.

Keywords : Homoparentalidade; Família; Papéis parentais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License