SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Um estudo sobre o exercício da parentalidade em contexto homoparentalO Eu é plural: grupos: a perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SOUZA, Laura Vilela e; SANTOS, Manoel Antônio dos  e  SCORSOLINI-COMIN, Fábio. Percepções da família sobre a anorexia e bulimia nervosa. Vínculo [online]. 2009, vol.6, n.1, pp. 26-38. ISSN 1806-2490.

Este estudo tem por objetivo compreender de que modo as famílias de pessoas com Anorexia e Bulimia Nervosa entendem o que é transtorno alimentar, quais suas causas e como percebem a pessoa acometida. Foram incluídos nesse estudo 37 familiares participantes do Grupo de Apoio Psicológico oferecido pelo Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares (GRATA) do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Foram audiogravadas 10 sessões grupais, posteriormente transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo temática. Essa análise permitiu identificar "tópicos/temas" que emergiram espontaneamente durante as sessões e que estão relacionados aos objetivos do estudo. Os resultados apontam para o sofrimento vivido pelos familiares para significarem a experiência da doença e para a busca pela generalização do que seria a pessoa com anorexia ou bulimia como uma tentativa de dar conta de explicar o problema e torná-lo menos ameaçador. O grupo de apoio mostrou-se um espaço privilegiado para a exploração desses significados sobre a doença e suas causas, para o esclarecimento das dúvidas e para a construção conjunta das possibilidades de ultrapassar o desafio que o transtorno alimentar impõe.

Palavras-chave : Grupo multifamiliar; Grupo de Apoio; Transtornos alimentares; Anorexia Nervosa; Bulimia Nervosa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License