SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Percepções da família sobre a anorexia e bulimia nervosaO dispositivo grupal como estratégia de orientação profissional para pessoas em situação psicótica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

AVILA, Lazslo Antonio. O Eu é plural: grupos: a perspectiva psicanalítica. Vínculo [online]. 2009, vol.6, n.1, pp. 39-52. ISSN 1806-2490.

Este trabalho busca contribuir para construção das bases conceituais de uma teoria psicanalítica dos grupos humanos. Procedemos uma desmontagem da noção do Eu enquanto unidade primária e fundamental dos processos psicológicos e sociais. O Eu é questionado em sua representação unitária, mediante a discussão da necessária inter-relação entre o sujeito singular e os outros significativos com os quais convive desde seu nascimento. Utilizamos referenciais psicanalíticos, principalmente Freud, Käes e Bion para articular esta discussão, que também utiliza metáforas literárias. Concluímos com a acentuação do papel fundamental desempenhado pela relação inter-subjetiva na configuração tanto do indivíduo quanto dos grupos.

Palavras-chave : Grupos; Psicanálise; Indivíduo; Psicoterapia de Grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License