SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1The Ego is plural: groups: the psychoanalytical perspectivePost-modernity and its influences on individuals, social groups, in psychopathology and in psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

RIBEIRO, Marcelo Afonso. O dispositivo grupal como estratégia de orientação profissional para pessoas em situação psicótica. Vínculo [online]. 2009, vol.6, n.1, pp. 53-64. ISSN 1806-2490.

A pessoa em situação psicótica esteve, em geral, afastada da possibilidade de uma vida dotada de sentido e de ação sobre o mundo durante quase todo século XX, mas o mundo contemporâneo vive um momento de transição no qual suas estruturas sociolaborais estão em transformação, onde convivem modelos tradicionais de exclusão e novas formas de organização da diversidade, o que, em tese, possibilitaria o retorno da pessoa em situação psicótica a laborar no mundo, entretanto não de forma direta, mas através de um intermediário que a prepare para este retorno. Uma das dimensões que permitiria tal construção é o vínculo com o trabalho. Partindo do pressuposto que a Orientação Profissional seria a área que deve auxiliar nesta vinculação ao trabalho e que essa tarefa depende da (re) construção do projeto de vida no trabalho, o presente artigo analisa como um dispositivo grupal pode auxiliar nesse processo ao se constituir no espaço intermediário necessário para o desenvolvimento de projetos (holding qualitativo), que começam no espaço grupal continente para depois ter lugar na relação dialética sujeito/mundo social: espaço de concretização dos projetos profissionais.

Keywords : Orientação profissional; Carreira; Psicose; Grupos; Vínculo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License