SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1La construcción de una identidad para el adulto maduro a partir de la subjetividad del imaginario social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

ALMEIDA, Carla Cristina de; COSTA, Giovana de Oliveira  y  GOMES, Kátia Varela. Segredos e conflitos familiares: um estudo de caso. Vínculo [online]. 2009, vol.6, n.1, pp. 88-99. ISSN 1806-2490.

O objetivo deste trabalho é apresentar um caso de atendimento em Psicoterapia Familiar. Pretende-se discutir os segredos e conflitos familiares presentes em sua dinâmica, permeada por dificuldades relacionadas à paralisia cerebral do casal. Os atendimentos foram realizados na residência da família, situada num conjunto habitacional da cidade de São Paulo, tendo duração em média de 1h30m por sessão, totalizando 18 (dezoito) sessões. Participaram das sessões as estagiárias, o pai, a mãe e a filha. Inicialmente, foram investigados a história familiar, alguns conflitos e dificuldades no relacionamento com a filha adolescente, caracterizada como queixa principal. No decorrer dos atendimentos, foram revelados os conflitos familiares relacionados às dificuldades com a deficiência: a rejeição familiar, a impossibilidade de autonomia, o preconceito e a invisibilidade social. Considera-se de fundamental importância, a abordagem psicoterapêutica familiar e uma proposta de mudança de setting, viabilizando a participação de todos os membros da família e auxiliando na elaboração dos conflitos e sofrimento psíquico decorrentes.

Palabras clave : Psicoterapia familiar; Autonomia; Deficiência; Dependência; Transmissão Psíquica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License