SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O grupo com autistas como instrumento psicoterapêuticoComo trabalhamos com grupos de pacientes somáticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

FERNANDES, Waldemar José. O Narcisismo dos pacientes e terapeutas: uma perspectiva vincular. Vínculo [online]. 2009, vol.6, n.2, pp. 150-161. ISSN 1806-2490.

O autor desenvolve neste trabalho o que entende por narcisismo, na perspectiva da psicanálise dos vínculos. Faz algumas reflexões sobre o efeito do narcicismo nos pacientes e no próprio terapeuta, no que diz respeito à transferência, à contratransferência e à interferência - o impacto transformador do Encontro entre indivíduos. Tais reflexões partem de uma base de conceitos psicanalíticos, enfocando principalmente Bion, Zimerman e Janine Puget, entre outros psicanalistas e grupanalistas, passando à discussão de algumas idéias do autor. É abordada, ainda, a relação que pode existir entre as interpretações e demais intervenções do terapeuta e o seu narcisismo. Concluindo, o autor comenta sobre a necessidade de conviver e administrar o próprio narcisismo, auxiliando os pacientes a fazer o mesmo.

Palavras-chave : Narcisismo; Vínculo; Interferência; Conviver com a diversidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License