SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O Narcisismo dos pacientes e terapeutas: uma perspectiva vincularA comunicação da família no judiciário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MAIA, Edilberto Clairefont Dias. Como trabalhamos com grupos de pacientes somáticos. Vínculo [online]. 2009, vol.6, n.2, pp. 162-170. ISSN 1806-2490.

Inicialmente, o autor demonstra a importância de Danilo Perestrello na Medicina Psicossomática do Brasil. A seguir, trata a somatização sob três perspectivas: a doença, a relação médico-paciente e a ação terapêutica. O autor fala da constituição do self a partir das primeiras relações com a mãe e o ambiente, e de um potencial hereditário mórbido que irá ou não se expressar. Mostra que o somatizador apresenta um aparelho psíquico que funciona próximo ao dos psicóticos, e que o sentido é de ordem pré-simbólica, procurando esvaziar a palavra de sua significação afetiva. O autor mostra que, como os pacientes somáticos são regredidos, a psicoterapia vai de uma terapia de apoio para o trabalho focal, evoluindo até a terapia que levará a reflexão, conhecimento e insight. Em seguida, o autor traz um fragmento de sessão, e mostra a importância da palavra, da verbalização dos conflitos, pois é verbalizando que o paciente evoluirá do sentido pré-simbólico para o simbólico, refletindo sobre os significados das enfermidades, mudando para melhor sua convivência com o mundo.

Palavras-chave : Somatização; Simbolismo; Psicossomática; Grupoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License