SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Equipe multiprofissional, transdisciplinaridade e saúde: desafios do nosso tempoGrupo Balint: aspectos que marcam a sua especificidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

PEREIRA, Maria Liliana Inês Emparan Martins  e  INGLEZ-MAZZARELLA, Tatiana. A escola como espaço grupal. Vínculo [online]. 2009, vol.6, n.2, pp. 191-198. ISSN 1806-2490.

O presente artigo tem como objetivo discutir a importância da configuração grupal na instituição escolar. Partimos da premissa da escola como uma instituição não familiar - principalmente por seu caráter social amplo-, o que demarca uma diferença radical entre o grupo família e o grupo escola. Apesar das instituições família e escola refletirem uma verticalidade dissimétrica entre adultos e crianças, o grupo-classe configura o pertencimento a um grupo horizontal e certa homogeneidade. A partir disto, pretendemos explicitar a necessidade de que o educador perceba que seu trabalho pedagógico ocorre em grupo e que, sendo assim, é necessário manejar as relações grupais para que o processo de ensino-aprendizagem possa se efetivar.

Palavras-chave : Grupo; Escola; Família; Coordenador de grupo; Sujeito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License