SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Holding e rêverie: postura do coordenador de grupo de reflexão com educadoras em um abrigoTransformando as demandas sociais em espaços terapêuticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

OLIVEIRA, Valmir Aparecido de et al. Obesidade e grupo: a contribuição de merleau-ponty. Vínculo [online]. 2010, vol.7, n.1, pp. 45-54. ISSN 1806-2490.

O presente estudo tem por objetivo apresentar reflexões acerca das contribuições da fenomenologia para o trabalho em grupo no contexto da obesidade, à luz da filosofia de Merleau-Ponty. O artigo discute algumas idéias apresentadas pelo filósofo francês acerca da experiência e da vivência corporal. O corpo é apresentado como objeto de estudo que tem atraído o interesse de diversas disciplinas, que tentam compreendê-lo a partir de variados vértices. Frente ao olhar que a pessoa obesa estabelece em relação a si mesma e ao outro, seu corpo terá uma representação psicológica, biológica e sociológica determinando sua reflexão frente ao mundo em que vive e configurando suas relações com o mesmo. A aplicação de grupos norteados por uma compreensão fenomenológica permite uma aproximação compreensiva dos fenômenos associados à obesidade, valorizando a dimensão subjetiva da doença.

Palavras-chave : Obesidade; Grupo; Percepção; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License