SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Obesidade e grupo: a contribuição de merleau-pontyA invasão das novas formas de comunicação no setting terapêutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CUNHA, Ana Margarida T. Rodrigues da  e  GOLDFEDER, Marilda. Transformando as demandas sociais em espaços terapêuticos. Vínculo [online]. 2010, vol.7, n.1, pp. 55-62. ISSN 1806-2490.

A transmissão e representação dos vínculos sociais, suas repercussões para o psiquismo e relações interpessoais, apontam insegurança, confusão e a necessidade de novos espaços e instrumentos terapêuticos. Os avanços tecnológicos e dos meios de comunicação, imprimiram grande velocidade às transformações vividas pela Cultura contemporânea, repercutindo nas famílias e instituições além de comprometer sua função de comunicar e transmitir valores e compromissos, inerentes aos diferentes tipos de vínculos. As demandas de elaboração das mudanças e transmissão de valores em diferentes contextos chamam a atenção para a comunicação, a clareza na transmissão das regras e expectativas, para os ritos e mitos, segundo as autoras. Para fazer frente à perda da segurança dos modelos instituídos da vida social, propõe o grupo e o referencial vincular, como instrumentos para ampliar e flexibilizar as possibilidades de atuação nos diferentes ciclos vitais, nos rituais de passagem, na comunicação, até no uso da linguagem. Fica pois o convite, para a criação e discussão de possibilidades inexploradas.

Palavras-chave : Família; Vínculos; Demandas sociais; Ritos; Comunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License