SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Transforming social demands into therapeutic spaces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

LEVISKY, Ruth Blay  and  SILVA, Maria Cecília Rocha da. A invasão das novas formas de comunicação no setting terapêutico. Vínculo [online]. 2010, vol.7, n.1, pp.63-70. ISSN 1806-2490.

Mudanças na expressão da linguagem, na relação com o espaço, com o tempo, com o corpo e com a sexualidade são alguns dos inúmeros fatores que tem interferido na maneira do individuo viver na atualidade. A construção de novos paradigmas trouxe como consequência a necessidade de rearranjos e transformações nos tipos de vínculos entre os indivíduos. O conceito de família tem sofrido adaptações e mutações em relação aos valores, papéis e sistemas hierárquicos, impostos pelo mundo atual. O trabalho discute impactos da sociedade pós-moderna que tem invadido nossos consultórios, trazendo consequências que interferem na relação terapeuta-paciente e no setting analítico. Essas novas vivências geram dúvidas, necessitam adequações, e nos levam a questionamentos que necessitam tempo de digestão e de elaboração.

Keywords : Mudanças; Pós-modernidade; Transformações do setting analítico; Relações familiares; Relações virtuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License