SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A formação para orientação de pais: um diálogo interdisciplinarA "síndrome das portas abertas" - um diagnóstico a partir do grupo multifamiliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ROJAS, Maria Cristina. Desamparo e desmentidos na familia atual: intervenções do analista. Vínculo [online]. 2010, vol.7, n.2, pp. 2-7. ISSN 1806-2490.

Nesta apresentao me proponho a analisar, entre os tipos atuais do sofrimento familiar, algumas problemticas ligadas ao desamparo e vigncia do desmentido, modo de defesa por vezes privilegiado. Questes que relaciono, ao mesmo tempo, com traos socioculturais facilitadores. Esta perspectiva supe uma complexizao das series complementares freudianas, s quais, me referirei ento como series complexas; que constituem um dos eixos sobre os quais se sustentam as intervenes do analista. Assim tambm fundamenta a possibilidade de questionamento dos mandatos contemporneos, que tendem hoje a certa abolio do pensamento crtico. Enfocar na trama familiar a linha dos cuidados e a ancoragem tem efeitos na clnica familiar, assinalando tambm as intervenes do analista. Na relao com as problemticas ligadas ao desamparo, as intervenes operam no sentido da construo de Vínculos que forneam base para a ancoragem e favoream os sentimentos de pertena e incluso. O desmentido, quando predominante, refora o desamparo e afeta o pensamento, a sustentao e a identidade. O trabalho da contestao adquire especificidade no campo das intervenes do analista familiar.

Palavras-chave : Vínculos familiares; ancoragem; desamparo; desmentidos; intervenes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License