SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Desamparo e desmentidos na familia atual: intervenções do analistaA função continente e o uso da contratransferência como instrumentos na psicoterapia de grupo com pacientes com severas pertubações no desenvolvimento do psiquismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CENTENO, Maria João et al. A "síndrome das portas abertas" - um diagnóstico a partir do grupo multifamiliar. Vínculo [online]. 2010, vol.7, n.2, pp. 8-15. ISSN 1806-2490.

Ao longo dos ltimos trinta e trs anos, o Hospital de Dia do Servio de Psiquiatria e Sade Mental do Hospital de Santa Maria, Portugal, tem-se dedicado ao tratamento de pacientes sofrendo de patologia mental grave, procurando sempre implicar nesse tratamento, as respectivas famlias. Desde 2001, foi integrado no Programa Teraputico o Grupo Multifamiliar, o qual tem possibilitado observar e identificar a presena de um conjunto de sintomas e sinais, frequentemente associados entre si, quer nos pacientes identificados quer nos seus familiares. A dificuldade do estabelecimento de limites relacionais nestas famlias, encerradas ao exterior e instaladas numa teia de interdependncias patolgicas, coincide habitualmente com a ausncia de limites na partilha do prprio espao fsico em que co-habitam. As autoras propem-se descrever esta sndrome, que designam por sndrome das portas abertas, alertando os tcnicos de sade para a importncia da sua deteco e tratamento precoces.

Palavras-chave : famlia; hospital-dia; multifamiliar; psiquiatria; sndrome.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License