SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A "síndrome das portas abertas" - um diagnóstico a partir do grupo multifamiliarAprendizagem em trânsito: das práticas individuais às grupais... cuidado e zelo no formação de novos terapêutas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MACEDO, Carina Rugai Moreira de. A função continente e o uso da contratransferência como instrumentos na psicoterapia de grupo com pacientes com severas pertubações no desenvolvimento do psiquismo. Vínculo [online]. 2010, vol.7, n.2, pp. 16-23. ISSN 1806-2490.

O objetivo deste trabalho identificar e descrever fenmenos e processos grupais, observados durante as sesses de um grupo teraputico com pacientes autistas e psicticos adultos em uma instituio especializada no atendimento destas patologias. O foco da observao se dirige especialmente para a importncia e decorrncias da funo continente dos coordenadores e do prprio grupo, e do uso da contratransferncia como instrumento de decodificao dos afetos inerentes s interaes e manifestaes emergentes no decorrer das sesses, avaliando a viabilidade tcnica de sua utilizao enquanto promotores de interaes e do desenvolvimento psquico do grupo e de seus elementos. Tendo como foco a psicognese destes quadros, percorreremos o caminho inaugurado por Lo Kanner, seguindo em direo a autores que posteriormente desenvolveram conhecimentos e reflexes sobre os transtornos mentais que afetam o desenvolvimento psquico desde o incio da vida da criana, tendo como principal norteador terico a psicanlise. Por se tratar de uma patologia do Vínculo que buscamos recursos tcnicos que ofeream maior diversidade de situaes que promovam abundncia de possibilidades de iteraes e vinculaes.

Palavras-chave : psicanlise; autismo; contratransferncia; grupoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License