SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Onde está a teoria? Reflexões sobre minha prática com grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

EMLIO, Solange Aparecida. O grupo psicanalítico de discussão como dispositivo de aprendizagem e compartilhamento. Vínculo [online]. 2010, vol.7, n.2, pp. 35-43. ISSN 1806-2490.

Os Grupos Psicanalticos de Discusso tm como fundamento os Grupos Operativos e como tarefa explcita o compartilhamento de ideias, de forma horizontal entre os participantes. Como a discusso em grupo no de uso exclusivo desta abordagem, dentro da denominao Grupo de Discusso so encontradas as mais variadas prticas e fundamentaes e at a concepo de que basta haver as pessoas reunidas mantendo uma discusso para existir um Grupo de Discusso. Por outro lado, sabemos que mesmo quando h a vontade explcita de compartilhamento e aprendizagem com o outro e a proposta de horizontalizao do saber, nem sempre os grupos que se propem discusso conseguem seu intuito. O denominado Grupo Psicanaltico de Discusso apresenta caractersticas que, se consideradas, podem potencializar os efeitos de seu uso como espao de aprendizagem e troca. Este trabalho se prope a explorar tais caractersticas a partir de alguns recortes do uso desta modalidade grupal em diferentes contextos institucionais, como escolas, instituies de sade, comunidades, enfocando a importncia do preparo do coordenador e apresentando algumas diferenas em relao a outras modalidades grupais, como os grupos de reflexo, os grupos focais e os grupos temticos.

Palavras-chave : grupo de discusso; grupo e aprendizagem; grupos operativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License