SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Rhyme at school, poetry in historyThe psychoterapist's listening in a group with people suffering from mental disorder treated at Center of Psychosocial Attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

SOUZA, Laura Vilela e. Ansiedade social: construção de um espaço grupal de comunicação e segurança. Vínculo [online]. 2011, vol.8, n.1, pp. 15-21. ISSN 1806-2490.

O grupo terapêutico aqui relatado foi proposto como forma de atendimento aos jovens universitários diagnosticados com Transtorno de Ansiedade Social. Oito jovens foram convidados a participar. Neste trabalho buscou-se compreender a experiência de participação desses jovens nessa modalidade de atendimento. A quarta sessão desse grupo foi escolhida para análise pelo destaque de seus conteúdos sobre a angústia da participação desses jovens nesse grupo, a dificuldade em se colocarem e a busca de possibilidades de se relacionarem. O referencial teórico da Psicanálise embasou a interpretação do material. A construção do grupo como esse espaço de transformação foi sendo negociada nessa sessão grupal, sendo que em alguns momentos predominou a desesperança e a resistência. Em outros momentos, pôde aparecer a vontade de "se conhecerem" e de "não guardar mais os problemas para si", abrindo a possibilidade de experimentar o grupo como o espaço terapêutico que vieram buscar.

Keywords : Ansiedade Social; Grupoterapia; Psicologia; Ansiedad social; Terapia de grupo; Psicología.

        · abstract in English | Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License