SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1La rima en la escuela, la poesía en la historiaLa escucha del psicoterapeuta en grupo con personas en sufrimiento mental atendidas en Centro de Atención Psicosocial (CAPS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

SOUZA, Laura Vilela e. Ansiedade social: construção de um espaço grupal de comunicação e segurança. Vínculo [online]. 2011, vol.8, n.1, pp. 15-21. ISSN 1806-2490.

O grupo terapêutico aqui relatado foi proposto como forma de atendimento aos jovens universitários diagnosticados com Transtorno de Ansiedade Social. Oito jovens foram convidados a participar. Neste trabalho buscou-se compreender a experiência de participação desses jovens nessa modalidade de atendimento. A quarta sessão desse grupo foi escolhida para análise pelo destaque de seus conteúdos sobre a angústia da participação desses jovens nesse grupo, a dificuldade em se colocarem e a busca de possibilidades de se relacionarem. O referencial teórico da Psicanálise embasou a interpretação do material. A construção do grupo como esse espaço de transformação foi sendo negociada nessa sessão grupal, sendo que em alguns momentos predominou a desesperança e a resistência. Em outros momentos, pôde aparecer a vontade de "se conhecerem" e de "não guardar mais os problemas para si", abrindo a possibilidade de experimentar o grupo como o espaço terapêutico que vieram buscar.

Palabras clave : Ansiedade Social; Grupoterapia; Psicologia; Ansiedad social; Terapia de grupo; Psicología.

        · resumen en Inglés | Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License