SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Ansiedade social: construção de um espaço grupal de comunicação e segurançaCoaching de grupo ciga-Coaching de inspiração grupoanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

FURLAN, Valquíria  e  RIBEIRO, Sandra Fogaça Rosa. A escuta do psicoterapeuta em grupo com pessoas em sofrimento mental atendidas em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Vínculo [online]. 2011, vol.8, n.1, pp. 22-29. ISSN 1806-2490.

A reforma psiquiátrica brasileira tem como objetivo a desinstitucionalização da loucura e a inserção das pessoas com transtornos mentais na sociedade. Nesse contexto, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) surgem como um dos dispositivos de cuidado em saúde mental, abrindo espaço para a angústia, dor e a escuta do sofrimento das pessoas, considerando a singularidade dos sujeitos nas instituições de saúde mental. Esta pesquisa tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica, através de artigos científicos, utilizando a base de dados Scielo, sobre a escuta do terapeuta em grupo nos CAPS, entre 2004 e 2008. A escuta nos grupos terapêuticos é definida a partir do referencial teórico psicanalítico, propiciando aos participantes do grupo a manifestação de seus aspectos conscientes e inconscientes, verbais e não-verbais. Apresenta como resultado a importância de o psicólogo atuar de forma inovadora e criativa a cada encontro com seu grupo, sem deixar de lado os aspectos teóricos e metodológicos de suas atividades.

Palavras-chave : CAPS; Saúde Mental; Escuta; Grupos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License