SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Reflexões sobre o 'Grupo como um sonho' e a teoria winnicottianaGrupos de reflexão no contexto escolar: a vez e a voz dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SILVA, Bruna Rodrigues da  e  FINOCCHIO, Ana Lúcia. A velhice como marca da atualidade: uma visão psicanalítica. Vínculo [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 23-30. ISSN 1806-2490.

Uma das características marcantes das últimas décadas é o processo de envelhecimento da população brasileira, decorrente da atual situação demográfica. A velhice refere-se ao estágio do ciclo de vida que começa aos 65 anos de idade. Idosos tidos como despossuídos; incapacitados; inaptos para o trabalho e impossibilitados para cumprir seus deveres básicos de cidadania, assim como a própria realidade demográfica, contribuem para a institucionalização do idoso em asilos. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a perspectiva atual do idoso a partir do referencial teórico da psicanálise e possibilitar uma maior humanização aos asilados. A estratégia empregada para subsidiar estas reflexões consistiu em pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo, realizada em uma instituição asilar de uma cidade do noroeste Paulista. Utilizou-se de dinâmicas de grupo priorizando-se a comunicação. O fenômeno do envelhecimento é uma realidade atual e crescente, o que torna relevante estudar mecanismos que ajudem essa população a ter uma vida digna e de qualidade.

Palavras-chave : idoso; humanização; asilo; institucionalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )