SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Grupos de reflexão no contexto escolar: a vez e a voz dos alunosCrise na clínica na atualidade e transformações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MATHEUS, Tiago Corbisier. Por uma política de saúde numa instituição privada de formação universitaria. Vínculo [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 37-44. ISSN 1806-2490.

Este trabalho pretende expor as diretrizes e desafios enfrentados por um programa de atenção à saúde psíquica de alunos em uma instituição universitária privada paulistana, voltada à formação de profissionais que tendem a ocupar posições de destaque tanto no meio empresarial quanto governamental. As ações deste programa se dividem em duas frentes: a) atendimento emergencial, focado em atendimentos clínicos individuais, fora do espaço universitário, a fim de circunscrever conflitos e questões que mobilizam o jovem em seu processo de formação, e elaborar encaminhamentos possíveis; b) ações profiláticas, que visam ampliar o espaço de interlocução entre agentes institucionais, o que permite explicitar conflitos vividos e, consequentemente, oferecer melhores condições de simbolização. O desenvolvimento deste serviço permite analisar as tensões que acompanham a realidade deste instituição, que busca corresponder às demandas de mercado, mas também resguardar seu compromisso ético na formação crítica e reflexiva de profissionais voltados à transformação da realidade brasileira, perspectivas nem sempre convergentes entre si. Os jovens que buscam atendimento vivem as turbulências de seu percurso subjetivo, são, eles próprios, nas angústias que enfrentam, sintomas da instituição, bem como do cenário social em que esta se inscreve.

Palavras-chave : subjetividade; saúde institucional; universidade; profilaxia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )