SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Entre o rompimento concreto e a manutenção simbólica do vínculo: particularidades do luto de cuidadores familiares de portadores de doenças crônico-degenerativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SANTOS, Alexandre dos et al. A tutoria na grade curricular do ensino médio como contribuição para a formação do grupo escolar. Vínculo [online]. 2012, vol.9, n.1, pp. 1-9. ISSN 1806-2490.

O presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre a disciplina de tutoria como parte da grade curricular obrigatória do 1º ano do Ensino Médio em uma escola particular da Grande São Paulo e de como este espaço pode favorecer a constituição de uma identidade de grupo. A tutoria consiste em um espaço conduzido por um professor-tutor que acompanha a turma ao longo do ano letivo. Sem conteúdo programático pré-definido, abordam-se questões emergentes em cada turma, favorecendo assim a expressão e a elaboração de angústias e sofrimentos próprios deste momento de formação. F azem parte dos recursos utilizados ferramentas como auto-avaliação individual e em grupo - baseadas nos critérios estabelecidos pela própria turma - e portfólio. A partir de um caso ilustrativo, discute-se o processo de mudança nas visões dos integrantes da turma sobre si e sua implicação com o universo escolar: inicialmente tida como "bagunceira" e "sem futuro" pelos docentes, pôde re-significar seu lugar na escola, transformando o olhar da instituição sobre eles. Conclui-se que a tutoria, integrada à grade curricular, contribui para a formação de identidade grupal e desenvolvimento integral do aluno.

Palavras-chave : Tutoria; Ensino Médio; Identidade Grupal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )