SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A tutoria na grade curricular do ensino médio como contribuição para a formação do grupo escolarO dispositivo de grupo na Esquizoanálise: tetravalência e esquizodrama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

GONZAGA, Ludymilla Zacarias Martins  e  PERES, Rodrigo Sanches. Entre o rompimento concreto e a manutenção simbólica do vínculo: particularidades do luto de cuidadores familiares de portadores de doenças crônico-degenerativas. Vínculo [online]. 2012, vol.9, n.1, pp. 10-17. ISSN 1806-2490.

O luto em cuidadores familiares de portadores de doenças crônico-degenerativas que evoluíram a óbito após receber assistência domiciliar prolongada pode apresentar importantes particularidades. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a oscilação entre o enfrentamento orientado à perda e o enfrentamento orientado à restauração na população em questão. As participantes foram seis cuidadoras familiares de seis pacientes diferentes e o instrumento adotado para a coleta de dados foi um roteiro semiestruturado de entrevista aplicado individualmente. A análise temática de conteúdo e o Modelo do Processo Dual nortearam a análise de dados. Constatou-se que, tanto antes quanto após a perda, as participantes se mostraram propensas ao enfrentamento orientado à perda em detrimento do enfrentamento orientado à restauração. Desse modo, apresentaram dificuldades marcantes no empreendimento da oscilação, movimento essencial para a consolidação do trabalho de luto. Tais dificuldades parecem associadas à vivência de uma perda decorrente de uma "morte anunciada", sobretudo porque esta foi precedida pela prestação de cuidados prolongados.

Palavras-chave : Luto; Cuidadores; Família; Atitude frente à morte; Saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )