SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Entre el rompimiento concreto y la manutención simbólica del vínculo: particularidades del duelo de cuidadores familiares de portadores de enfermedades crónico-degenerativasEl Desafio de la Drogadicción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

HUR, Domenico Uhng. O dispositivo de grupo na Esquizoanálise: tetravalência e esquizodrama. Vínculo [online]. 2012, vol.9, n.1, pp. 18-26. ISSN 1806-2490.

Neste artigo é discutido como o grupo é apreendido na Esquizoanálise, pois pretende-se localizar contribuições desta teoria para a intervenção com grupos. Realizamos revisão bibliográfica em toda obra dos franceses G. Deleuze e F. Guattari e do argentino-brasileiro G. F. Baremblitt e encontramos duas importantes contribuições: a discussão acerca da tetravalência do dispositivo e a invenção de um novo campo que articula Esquizoanálise e intervenção, chamado de Esquizodrama. Consideramos que conhecer o funcionamento da tetravalência de cada dispositivo de intervenção possibilita uma maior compreensão e manejo de seus efeitos. Entendemos que o Esquizodrama é um campo híbrido com diversas referências e que busca dramatizar os conceitos esquizoanalíticos. Concluímos que os dispositivos teóricos e técnicos da Esquizoanálise contribuem ao fomento dos processos de desterritorialização e subjetivação.

Palabras clave : Esquizoanálise; psicanálise de grupo; Esquizodrama; dispositivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )