SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The Challenge of the Drug-AddictionAn Introduction to the Operative Groups: Theory and Technique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

SILVA, Laís Santin; SOUZA, Laura Vilela e  and  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Questões contemporâneas (e não contemporâneas) sobre a prática clínica. Vínculo [online]. 2012, vol.9, n.1, pp. 34-46. ISSN 1806-2490.

As recentes transformações econômicas, sociais e culturais têm exigido da Psicanálise não apenas um posicionamento, mas também uma reflexão por parte de seus profissionais acerca de seu método e sua prática contemporânea. Sendo assim, este estudo buscou compreender os significados construídos sobre a prática clínica na visão de cinco analistas de orientação psicanalítica e psicanalistas. Por meio de entrevistas semiestruturadas com esses profissionais, elegeram-se como eixos principais o contrato, analisibilidade e indicação, transferência, contratransferência, faltas, atrasos, número de sessões, uso do divã, setting e término da análise, ou seja, questões que atravessam a própria constituição dos saberes da área. De um modo geral, as falas das participantes revelaram uma certa flexibilização da prática clínica, com a adoção de posicionamentos mais dinâmicos e reflexivos, tanto em função do contexto quanto do desenvolvimento da ciência psicológica. Ainda assim, questões clássicas como a neutralidade do analista parecem ser perseguidas no fazer cotidiano, por mais que se questione a exequibilidade do conceito na prática atual.

Keywords : Profissional de Psicologia; Psicoterapia; Analista; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )