SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A mente grupal nas tramas do imaginárioGrupanalista entre o desejo e a realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

GOMES, Fernanda Maria Donato. Plantão psicológico: atendimentos em situações de crise. Vínculo [online]. 2012, vol.9, n.2, pp. 18-26. ISSN 1806-2490.

Observamos um período de crise e instabilidade nas instituições como família, estado e escola, provocando mudanças estruturais na sociedade moderna e consequentes transformações nas subjetividades. O cotidiano é vivido como um exercício penoso de sobrevivência. Neste sentido, não são apenas os casos mais graves de sofredores mentais que se encontram diante de uma crise emocional. O cidadão comum que não está gravemente enfermo, também experiência no seu cotidiano alterações, desequilíbrios, estados de dúvidas e incertezas. No entanto, é fato que nossos aparatos em Saúde Pública, não dão conta da demanda existente. Assim os atendimentos acabam por afunilarem e são priorizados os casos mais graves: psicoses, adições, distúrbios alimentares com risco de vida. A quem recorrer? A autora propõe como uma possibilidade criativa de resposta a esta indagação, compartilhar sua experiência como supervisora do estágio Plantão Psicológico realizado na Universidade Paulista - UNIP de São José do Rio Pardo.

Palavras-chave : Crise; Plantão Psicológico; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )