SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Grupanalista entre o desejo e a realidadeFreud: contribuições acerca da aprendizagem e suas implicações educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MAIA, Edilberto. Psiquiatria biológica, psiquiatria psicodinâmica e a integração bio-psico-social para o sucesso do tratamento. Vínculo [online]. 2012, vol.9, n.2, pp. 33-38. ISSN 1806-2490.

O autor inicia mostrando que no final do século XIX, o exame do paciente psiquiátrico estava sujeito às mesmas regras metodológicas do exame médico geral. Mostra que em 1913, Jarpers introduziu uma visão mais humanística do paciente, o que significa um retorno à empatia primitiva e à valorização semiológica das vivências internas do paciente. A partir desse ponto, Freud passa a influenciar a psiquiatria até meados da década de 50 do século passado, quando a psicofarmacologia teve grande avanço com a descoberta dos antipsicóticos e antidepressivos tricíclicos. O autor mostra a evolução da psiquiatria biológica nos últimos vinte anos, levando a sua aproximação tanto da neurologia como da psicologia. A seguir, estuda o nível de especialização dos hemisférios cerebrais e mostra as alterações do transtorno mental chamado TDAH. Ainda demonstra que uma abordagem puramente biológica é insuficiente com a consequente dificuldade de aplicar as classificações da DSM e CID. Ainda aborda a psiquiatria psicodinâmica e mostra que o tratamento psicológico tem como objetivo refrear a compulsão à repetição e convertê-la em recordação. Concluindo, expõe a necessidade da integração biopsicossocial para o sucesso do tratamento.

Palavras-chave : psiquiatria biológica; cérebro; psiquiatria psicodinâmica; repetição; interação biopsicossocial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )