SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Psiquiatria biológica, psiquiatria psicodinâmica e a integração bio-psico-social para o sucesso do tratamentoO psicanalista vincular e a incerteza: o desejo e a realidade possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

LIRA, Jessica  e  ROCHA, Julliana. Freud: contribuições acerca da aprendizagem e suas implicações educacionais. Vínculo [online]. 2012, vol.9, n.2, pp. 39-43. ISSN 1806-2490.

O presente trabalho aborda de que maneira as contribuições freudianas podem auxiliar a aprendizagem e a educação. Trata-se de uma pesquisa teórica, fundamentada na teoria psicanalítica, que como objetivo principal busca utilizar conceitos desta teoria a fim de explica-los, e mostrar de que maneira eles auxiliam na compreensão do processo ensino-aprendizado dos professores e alunos. Como método de pesquisa, utilizamos como principal recurso o arcabouço teórico psicanalítico que rege tal temática, assim constitui-se uma pesquisa a fim de proporcionar ao leitor uma visão de como se dá a educação à luz dos pressupostos psicanalíticos. E, além disso, utilizamos o livro da Psicóloga Maria Cristina Kupfer "Freud e educação: o mestre do impossível" e a partir deste dado buscou-se demonstrar por que Freud disse que, assim como governar e psicanalisar, educar é uma das três profissões impossíveis. Constatamos que não há aprendizagem sem relação. O que isso nos diz? Que o ato de aprender presumi sempre uma relação com o Outro, e em muitos casos, é nessa relação que se constrói um vínculo que pode ser "utilizado" de maneira saudável ou destrutiva.

Palavras-chave : Educação; Psicanálise; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )