SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Patologia da medicina atual - DSM, CID e outros "rótulos"... Mas, não atendemos pessoas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SANTOS, Manoel Antônio dos et al. A (in)sustentável leveza dos vínculos afetivos: investigando a sexualidade em mulheres que enfrentam o tratamento do câncer de mama. Vínculo [online]. 2013, vol.10, n.1, pp. 01-08. ISSN 1806-2490.

O câncer e seus tratamentos muitas vezes afetam aspectos específicos do funcionamento sexual e da vida íntima dos pacientes. Este estudo teve por objetivo analisar as repercussões dos tratamentos do câncer de mama na vida sexual e na intimidade de mulheres acometidas. Foram realizadas observações de encontros grupais com pacientes, distribuídas ao longo do contínuo de cuidados típicos do primeiro ano de enfrentamento do tratamento. O método clínico-qualitativo foi utilizado, de forma que se privilegiou o estabelecimento de relações de sentido entre os dados obtidos por meio da adoção de uma atitude de compreensão. Os efeitos do tratamento mais comumente discutidos nos grupos, em relação ao funcionamento sexual e à intimidade, foram: queda do cabelo, ganho ou perda de peso, fadiga crônica, náuseas, perda parcial ou total da mama e o sentimento de não ser mais uma mulher completa. Barreiras adicionais foram relatadas tais como: estigma social, ausência ou inconsistência do apoio familiar, necessidade de afastamento do trabalho. O funcionamento sexual e os aspectos da intimidade foram considerados importantes para a preservação da qualidade de vida. Ainda que a maioria dos efeitos do câncer tenha sido valorada negativamente, muitos participantes identificaram melhorias na vida íntima após a experiência da doença.

Palavras-chave : câncer de mama; sexualidade; vínculos; grupo de apoio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )