SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Patologia da medicina atual - DSM, CID e outros "rótulos"... Mas, não atendemos pessoas?A mãe frente ao incesto: a condição de ausência, repetição e negação na história da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

TRINCA, Ricardo Trape et al. Antropofagia e sustentabilidade: vínculos em mulheres dependentes de substâncias psicoativas. Vínculo [online]. 2013, vol.10, n.1, pp. 14-21. ISSN 1806-2490.

Diferentes autores têm colocado a drogadição entre os quadros clínicos caracterizados por falhas nas bases de constituição da subjetividade, como expressão da falta de capacidade simbólica. Esta ausência de simbolização aparece sob a forma de atuações, nas quais incorporações antropofágicas substituem processos de elaboração. Neste sentido, o grande desafio do tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas é dar a possibilidade para o sujeito de formar um discurso que possa mediar, através da simbolização, a relação entre o ele e sua antropofagia. Nesse sentido, é fundamental, criar condições para a construção de vínculos sustentáveis, que permitam a emergência da angústia para o trabalho de elaboração psíquica. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as possibilidades e limites encontrados por uma equipe multidisciplinar de um programa ambulatorial específico para mulheres dependentes químicas, que trabalha para construir vínculos que promovam elaboração psíquica. A partir da análise da transferência, questiona-se a natureza dos vínculos e a própria direção do processo terapêutico.

Palavras-chave : Drogadição; tratamento; vínculos; equipe.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )