SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Antropofagia y sostenibilidad: enlaces en mujeres dependientes de sustanciasRepetición del nombre propio: vínculos familiares y culturales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

GOMES, Layla Raquel Silva  y  NEVES, Anamaria Silva. A mãe frente ao incesto: a condição de ausência, repetição e negação na história da família. Vínculo [online]. 2013, vol.10, n.1, pp. 22-28. ISSN 1806-2490.

Este trabalho faz referência a uma pesquisada financiada pelo CNPq e visou conceder voz às mães de meninas violentadas pelo pai ou padrasto, buscando compreender, através de suas histórias - dinâmicas e arranjos familiares - e dos afetos constituídos em relação à violência sofrida pela filha, as funções que estabelecem ante a cena incestuosa. A contextualização teórica perpassou elementos constituintes do sujeito psíquico mediante um olhar psicanalítico, dentre os quais: a interdição do incesto, o Complexo de Édipo, o estranho-familiar, a herança psíquica, transgeracionalidade, defesas psíquicas, culpa e reparação. Foram realizadas duas entrevistas individuais com três mães. O método interpretativo psicanalítico amparou as análises das entrevistas com três mães e interessou estudar a estrutura do discurso, as nomeações produzidas, a investigação do desejo e da constituição do sujeito psíquico que se revelaram na fala capturada por meio da conversa investigativa. Concluiu-se que as mães ocupam diversos lugares - posições, funções, representações - na dinâmica familiar incestuosa. As mães, fragilizadas frente à questão incestuosa das filhas, posicionam-se como figuras instituídas, mas ainda obstaculizadas e desorganizadas frente às investidas familiares, institucionais e afetivas que o incesto faz irromper.

Palabras clave : incesto; mãe; família; violência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )