SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A mãe frente ao incesto: a condição de ausência, repetição e negação na história da famíliaTDA/H e o Neurocentrismo: reflexões acerca dos sintomas de desatenção e hiperatividade e seu lugar no registro das bioidentidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SANTOS, Bruna Francinetti Menezes Castro dos  e  CERVENY, Ceneide Maria de Oliveira. Repetição de nome próprio: vínculos familiares e culturais. Vínculo [online]. 2013, vol.10, n.1, pp. 29-37. ISSN 1806-2490.

A escolha do nome de uma pessoa imprime expectativa, mitos e crenças que estão presentes no pré-consciente do grupo familiar do qual ela pertence. Este trabalho objetivou compreender a repetição de nome próprio considerando os conceitos de lealdade familiar e diferenciação. O estudo se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa com delineamento de estudo de caso. Os participantes foram pai e filho que possuem o prenome em comum, sendo que pertencem a uma família na qual sete pessoas têm esse mesmo prenome, ao longo de cinco gerações. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e a construção do genograma e do brasão da família como instrumentos para a coleta de dados. Os resultados apontam para a presença marcante da lealdade a si próprio e forte vinculação às raízes culturais. Além disso, notou-se lealdade junto às pessoas significativas, consideradas parentes mesmo não possuindo laço consanguíneo e à família de origem, à medida que quer transformar o seu prenome em sobrenome.

Palavras-chave : Família; Nomeação; Lealdade; Diferenciação.Vínculos culturais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )