SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Repetição de nome próprio: vínculos familiares e culturaisDesafios de se manter como um casal na contemporaneidade: contribuições da psicanálise sobre a dinâmica conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

NETO, Fuad Kyrillos  e  SANTOS, Rodrigo Afonso Nogueira. TDA/H e o Neurocentrismo: reflexões acerca dos sintomas de desatenção e hiperatividade e seu lugar no registro das bioidentidades. Vínculo [online]. 2013, vol.10, n.1, pp. 38-44. ISSN 1806-2490.

Apresenta-se uma notícia divulgada na mídia de circulação nacional acerca da exacerbação do consumo de cloridrato de metilfenidato no Brasil. Realiza-se uma análise crítica da clínica do TDA/H sustentada pela classificação DSM. Para isso, faz-se uma breve leitura da história do DSM, tendo como foco o surgimento do TDA/H em suas sucessivas revisões, visando discutir os fundamentos do manual que justificam a existência e a classificação desse transtorno. Conclui-se que o corpo se constitui no refúgio da razão diagnóstica sustentada pelo DSM e apresenta-se a proposta de uma clínica que valorize a escuta do sintoma da criança como forma de produção que é singular, em alternativa à medicalização das manifestações desatentas e hiperativas na infância.

Palavras-chave : medicalização; DSM; psicanálise; diagnóstico; TDA/H.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )