SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Trâmites do vínculo transferencial no século XXIVir a ser "outros" na situação clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CASTANHO, Pablo. Dispositivos grupais utilizados por rené kaës: apontamentos para o estudo de sua arqueologia e gênese. Vínculo [online]. 2013, vol.10, n.2, pp. 14-25. ISSN 1806-2490.

Neste artigo propomos alguns apontamentos sobre a arqueologia e a gênese dos dispositivos psicanalíticos de grupo franceses utilizados por René Kaës com vistas a permitir uma melhor compreensão dos mesmos. Identificamos os T-groups de origem lewiniana e o psicodrama moreniano como os dois principais dispositivos da "pré-historia" da psicanálise de grupo francesa. Os dispositivos de grupo utilizados por René Kaës seriam assim oriundos de um processo de "reinvenção" que nega e ao mesmo tempo deixa traços nos novos dispositivos. O uso de "seminários intensivos", a perspectiva formativa e a afirmação da primazia da palavra em todos os grupos são exemplos deste processo.

Palavras-chave : Psicoterapia de Grupo; Psicanálise de Grupo; Dispositivo Analítico; Enquadramento; Kaës; René; 1936.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )