SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A constituição do vínculo conjugal violento: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ROJAS, María Cristina. As tecnologias e o humano: figuras e laços da virtualidade. Vínculo [online]. 2014, vol.11, n.1, pp. 1-7. ISSN 1806-2490.

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o papel dos meios de comunicação, e em particular do mundo digital no surgimento de novas configurações subjetivas e vinculares, concepção possível se pensarmos em termos de produção social de subjetividade. Salienta que a literatura sobre o tema da tecnologia e o humano geralmente se formula em termos binários: tecnofobicos e tecnofílicos, e tende a situar-se num terreno nem apocalíptico, nem integrado, e nunca é neutro. Considera os possíveis efeitos da imersão no virtual, levando em conta a possível construção destas vidas virtuais na medida em que constituam experiência. A Rede é um novo universo de produção subjetiva e vincular, figuras e laços da virtualidade dificilmente alcançados em conceitos anteriores. A subjetividade conformada na cultura da imagem e no conjunto de condições habilitadas pelo mercado neoliberal parece construir-se na "superfície". A imagem adquire valor maior que a interioridade moderna. O autista seria o personagem que propõe que expressa os medos da época com relação às tecnologias. Finalmente, levanta algumas questões relacionadas com as redes sociais e os videogames.

Palavras-chave : multiculturalismo; virtualidade; experiência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License