SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1As tecnologias e o humano: figuras e laços da virtualidadePsicoterapia familiar psicanalítica: reflexões sobre os fenômenos transferenciais e contratransferenciais em um serviço-escola de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

DIAS, Andrezza Sisconeto Ferreira  e  NEVES, Anamaria Silva. A constituição do vínculo conjugal violento: estudo de caso. Vínculo [online]. 2014, vol.11, n.1, pp. 8-15. ISSN 1806-2490.

O artigo analisa a constituição do vínculo conjugal violento a partir do entendimento que a violência conjugal, além da questão gênero, envolve a dinâmica afetiva do casal. Neste estudo, o casal entrevistado foi convidado a participar da pesquisa a partir da inserção do mesmo em uma ONG (organização não governamental) que atende pessoas que vivenciam a violência intrafamiliar. Foram realizadas duas entrevistas abertas utilizando-se de um tema disparador para o desenvolvimento das mesmas. O referencial teórico adotado fundamenta-se na Psicanálise, Psicanálise Vincular e Estudos Psicossociais. As análises interpretativas apontaram para um vínculo constituído a partir da idealização romântica, e em projeções mútuas de completude e perfeição que levou o casal à frustração e à vivência acentuada da desidealização e do desencanto. O conflito da individualidade X conjugalidade e a nova constituição familiar também foram elementos que contribuíram para a dinâmica afetiva violenta. Tal configuração vincular abriu vias para a violência que se instaurou desde o início da trama conjugal. Torna-se importante olhar para a dinâmica intersubjetiva do casal, uma vez que é relevante pensar nesses elementos para a compreensão do fenômeno abordado.

Palavras-chave : Violência conjugal; vínculo intersubjetivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License