SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The constitution of the violent marital bond: case study abstractThe imposition of a father author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

ZUANAZZI, Ana Carolina  and  SEI, Maíra Bonafé. Psicoterapia familiar psicanalítica: reflexões sobre os fenômenos transferenciais e contratransferenciais em um serviço-escola de psicologia. Vínculo [online]. 2014, vol.11, n.1, pp. 16-24. ISSN 1806-2490.

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a dinâmica implicada na psicoterapia psicanalítica familiar por meio da exposição e discussão de um caso clínico atendido em um serviço-escola de Psicologia de uma universidade pública. Elegeu-se como foco a relação transferência-contratransferência estabelecida no atendimento descrito, tendo em vista uma peculiaridade deste caso, a saber, a troca de terapeutas como um importante fator de abalo da relação transferencial. Compreende-se ser necessário, para um bom desenvolvimento do processo terapêutico a partir de uma compreensão pautada na teoria winnicottiana, atentar-se para o papel do analista na terapia familiar, especialmente no que concerne o manejo da relação transferência e contratransferência, já que este fenômeno adquire contornos mais complexos neste tipo de psicoterapia.

Keywords : psicanálise; família; Winnicott; terapeuta; psicoterapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License