SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Tratamento nutricional da anorexia e da bulimia nervosas: aspectos psicológicos dos pacientes, de suas famílias e das nutricionistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

DAVIDOVICH, Noemí; PALONSKY, Susana  e  SATNE, Martha. Grupo: o olhar dos otros. Vínculo [online]. 2014, vol.11, n.2, pp. 01-06. ISSN 1806-2490.

O objetivo deste trabalho é refletir a respeito da especificidade da experiência analítica com grupos. No grupo operam simultaneamente duas legalidades heterogêneas: uma vertical, em relação à função do analista, e outra horizontal vinculada com a produção dos membros do grupo.Cada sujeito repete suas cenas fantasmáticas estimuladas pela presença dos outros e suas próprias vicissitudes. É aí onde o olhar dos outros põe para trabalhar essas fixações e identificações congeladas, obrigando a revisá-las e ressignificá-las. O grupo permite a sustentação mútua e abre ao reconhecimento da alteridade.

Palavras-chave : Experiência analítica; legalidade vertical e horizontal; fixações; ressignificar; sustentação; alteridade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License