SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Grupo: o olhar dos otrosEsquizofrenia: da dementia praecox às considerações contemporâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

BECHARA, Ana Paula do Vale  e  KOHATSU, Lineu N.. Tratamento nutricional da anorexia e da bulimia nervosas: aspectos psicológicos dos pacientes, de suas famílias e das nutricionistas. Vínculo [online]. 2014, vol.11, n.2, pp. 07-18. ISSN 1806-2490.

Este estudo tem como objetivo descrever o tratamento nutricional dos transtornos alimentares (TAs), os aspectos psicológicos relacionados aos pacientes e aos seus familiares e os impactos psicológicos acarretados aos nutricionistas que atuam no tratamento destes transtornos. A abordagem foi qualitativa, em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, áudio-gravadas, com quatro nutricionistas que trabalham junto a pacientes com TAs em instituições vinculadas a universidades e em clínicas particulares. Foi observado que, apesar dos pacientes com TA serem englobados em características comuns destas doenças, cada um deles deve ser entendido como um caso individualizado, uma vez que a motivação para o controle sobre o corpo e sobre a alimentação é única para cada pessoa. Foi observado também que o tratar de TA acarreta um impacto psicológico no nutricionista, o qual precisa ser trabalhado através de uma reflexão sobre os próprios sentimentos, podendo isto ser realizado com apoio terapêutico.

Palavras-chave : anorexia; bulimia; tratamento nutricional; nutrição; transtornos alimentares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License