SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Esquizofrenia: da dementia praecox às considerações contemporâneasSobre como trabalha um analista ao coordenar um grupo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

PRISTA, Rosa Maria. Autista fala e pensa: um estudo sobre a mediação da maternagem e paternagem. Vínculo [online]. 2014, vol.11, n.2, pp. 31-40. ISSN 1806-2490.

O artigo retrata o primeiro estudo científico desenvolvido pela ESCOLA DE AUTISTAS. Objetiva discutir a aprendizagem e o desenvolvimento destas pessoas nas relações estabelecidas com os adultos responsáveis pela maternagem e paternagem. Através de pesquisas bibliográficas e de campo foi possível encontrar caminhos que permitissem a mudança paradigmática. Este artigo foca um recorte nesta pesquisa e desenvolve discussões sobre a dinâmica das configurações familiares e nas estratégias de mediações que facilitam ou empobrecem a aprendizagem e o desenvolvimento do autista e dos membros familiares. A pesquisa foi realizada com dez famílias com crianças entre dois e sete anos e teve a mediação como unidade de analise em espaço de livre expressão tendo como meta "brincar". Os encontros foram gravados em vídeos e analisados posteriormente. Dois aspectos foram chaves: a interação e as estratégias em ajudar o filho a brincar. A análise mostrou que a aprendizagem do autista depende da forma intencional como me dirijo ao outro e mostra a descontinuidade e rupturas entre o movimento dos pais neste contexto. Aponta para caminhos clínicos no tecer da configuração familiar.

Palavras-chave : autismo; maternagem; paternagem; configurações familiares; aprendizagem; desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License