SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Piensando sobre el operador intervenciónLas juntas como posibilidades de cuidado en salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

LEAL, Rachel Cristina R. G.. Atendimento médico em grupo: disponibilidade pessoal e fortalecimento da comunidade. Vínculo [online]. 2015, vol.12, n.1, pp. 24-30. ISSN 1806-2490.

Esse relato de experiência tem o propósito de explicitar as duas teses que figuram no título: a de que fomentar atendimentos médicos em grupo depende antes de mais nada da disponibilidade do grupo intrapsíquico do profissional que realiza a assistência em saúde e a de que, quando este atendimento ocorre, além dos benefícios que uma consulta médica pode proporcionar, há também o fortalecimento dos sujeitos participantes dentro de suas comunidades. Percebe-se, ao longo dessa experiência, que essa modalidade de atendimento diminuiu as possibilidades de superficialidade e orientações mecânicas às quais o profissional está propenso nas curtas consultas psiquiátricas no sistema público de saúde e, mais importante que isso, traz a possibilidade de ajuda mútua dos participantes, empatia entre os munícipes e exemplos mais impactantes e verdadeiros de como lidar com o cotidiano de quem sofre de alguma doença mental.

Palabras clave : CAPS-3; grupo; atendimento psiquiátrico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License