SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Pensando sobre o operador intervençãoAs assembléias como possibilidades de cuidado em saúde mental em um CAPs índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

LEAL, Rachel Cristina R. G.. Atendimento médico em grupo: disponibilidade pessoal e fortalecimento da comunidade. Vínculo [online]. 2015, vol.12, n.1, pp. 24-30. ISSN 1806-2490.

Esse relato de experiência tem o propósito de explicitar as duas teses que figuram no título: a de que fomentar atendimentos médicos em grupo depende antes de mais nada da disponibilidade do grupo intrapsíquico do profissional que realiza a assistência em saúde e a de que, quando este atendimento ocorre, além dos benefícios que uma consulta médica pode proporcionar, há também o fortalecimento dos sujeitos participantes dentro de suas comunidades. Percebe-se, ao longo dessa experiência, que essa modalidade de atendimento diminuiu as possibilidades de superficialidade e orientações mecânicas às quais o profissional está propenso nas curtas consultas psiquiátricas no sistema público de saúde e, mais importante que isso, traz a possibilidade de ajuda mútua dos participantes, empatia entre os munícipes e exemplos mais impactantes e verdadeiros de como lidar com o cotidiano de quem sofre de alguma doença mental.

Palavras-chave : CAPS-3; grupo; atendimento psiquiátrico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License