SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Medical group appointment: personal availability and strengthening of the communityPossibilities of psychoanalyst's action at the Social Assistance Reference Center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

JUNQUEIRA, Anamélia Maria Guimarães; CARNIEL, Isabel Cristina  and  MANTOVANI, Alexandre. As assembléias como possibilidades de cuidado em saúde mental em um CAPs. Vínculo [online]. 2015, vol.12, n.1, pp. 31-40. ISSN 1806-2490.

Com o movimento da reforma psiquiátrica, no final dos anos 70, iniciaram-se as discussões sobre o modelo hegemônico hospitalar e a dicotomia sujeito/doença, com o foco nos sintomas e nos diagnósticos, esquecendo os sujeitos. Dentre as possibilidades de novos olhares e tratamentos para os sujeitos com transtornos mentais, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), apresentam-se como equipamentos estratégicos na atenção e cuidado à saúde mental. Nestes serviços são oferecidas diversas modalidades de atendimentos, tanto individuais, como em grupos. Este estudo pretende investigar a Assembleia como uma modalidade de grupo que também pode ser terapêutica, mesmo que não seja esse seu objetivo inicial. Por meio de registros em atas institucionais e diários de campo, as Assembleias foram analisadas qualitativamente e seus resultados discutidos à luz da literatura produzida ao longo dos anos de Reforma Psiquiátrica, tanto no Brasil, quanto no mundo. Os resultados deste estudo apontam para a Assembleia como um espaço que legitima a inserção dos usuários nas decisões institucionais e a maior participação em seu tratamento, com vistas ao resgate da autonomia e do protagonismo.

Keywords : Saúde Mental; Grupo; Reforma Psiquiátrica; Assembleia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License