SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Atendimento médico em grupo: disponibilidade pessoal e fortalecimento da comunidadePossibilidades de atuação do psicanalista no Centro de Referência de Assistência Social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

JUNQUEIRA, Anamélia Maria Guimarães; CARNIEL, Isabel Cristina  e  MANTOVANI, Alexandre. As assembléias como possibilidades de cuidado em saúde mental em um CAPs. Vínculo [online]. 2015, vol.12, n.1, pp. 31-40. ISSN 1806-2490.

Com o movimento da reforma psiquiátrica, no final dos anos 70, iniciaram-se as discussões sobre o modelo hegemônico hospitalar e a dicotomia sujeito/doença, com o foco nos sintomas e nos diagnósticos, esquecendo os sujeitos. Dentre as possibilidades de novos olhares e tratamentos para os sujeitos com transtornos mentais, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), apresentam-se como equipamentos estratégicos na atenção e cuidado à saúde mental. Nestes serviços são oferecidas diversas modalidades de atendimentos, tanto individuais, como em grupos. Este estudo pretende investigar a Assembleia como uma modalidade de grupo que também pode ser terapêutica, mesmo que não seja esse seu objetivo inicial. Por meio de registros em atas institucionais e diários de campo, as Assembleias foram analisadas qualitativamente e seus resultados discutidos à luz da literatura produzida ao longo dos anos de Reforma Psiquiátrica, tanto no Brasil, quanto no mundo. Os resultados deste estudo apontam para a Assembleia como um espaço que legitima a inserção dos usuários nas decisões institucionais e a maior participação em seu tratamento, com vistas ao resgate da autonomia e do protagonismo.

Palavras-chave : Saúde Mental; Grupo; Reforma Psiquiátrica; Assembleia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License