SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1As assembléias como possibilidades de cuidado em saúde mental em um CAPsGrupo operativo com adolescentes em um núcleo da assistência social: a questão da identidade de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

PAULA, Fernanda Oliveira Queiroz de  e  PAIVA, Joice de. Possibilidades de atuação do psicanalista no Centro de Referência de Assistência Social. Vínculo [online]. 2015, vol.12, n.1, pp. 41-50. ISSN 1806-2490.

A pesquisa teve como objetivo investigar as possibilidades de atuação do psicanalista no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS que integra a rede de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. Utilizamos como metodologia de pesquisa a investigação bibliográfica exploratória, realizando um breve histórico sobre a evolução legislativa da assistência social no Brasil e a inserção do psicólogo nas Políticas Públicas de Assistência Social. Foram analisadas as possibilidades da inserção da psicanálise aplicada e da escuta psicanalítica fora do "setting" convencional. Buscou-se refletir sobre a extensão na contemporaneidade da prática da psicanálise aplicada no campo da assistência social, seus limites e possibilidades.

Palavras-chave : Centro de Referência de Assistência Social - CRAS; Psicanálise; Instituição social; Psicanálise aplicada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License