SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Possibilidades de atuação do psicanalista no Centro de Referência de Assistência Social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SANTOS, Manoel Antônio dos; SCATENA, Liliana; FERRIANI, Maria das Graças Carvalho  e  PERES, Rodrigo Sanches. Grupo operativo com adolescentes em um núcleo da assistência social: a questão da identidade de gênero. Vínculo [online]. 2015, vol.12, n.1, pp. 51-58. ISSN 1806-2490.

Este estudo teve como objetivo compreender aspectos do vínculo terapêutico que emergiram no setting grupal, em uma experiência de grupos operativos com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Foram realizados grupos operativos com adolescentesfrequentadores de um Núcleo da Assistência Social da Secretaria da Assistência Social de um município do interior do Estado de São Paulo. Participaram 10 adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 15 anos. Os adolescentes foram atendidos em sessões com duração de 1h20 e frequência semanal, ao longo de 12 meses. O grupo era aberto e tinha como finalidade possibilitar aos participantes criar condições para refletir sobre os problemas encontrados em seu cotidiano, buscando estratégias mais apropriadas para obter as modificações necessárias para a resolução de seus dilemas. Observou-se que a identidade de gênero perpassa os conflitos emocionais que emergem no espaço grupal. O processo de aprendizagem em grupo levou à adoção de condutas alternativas diante de obstáculos que se apresentaram no processo grupal, favorecendo o rompimento com formas primitivas de sentir, pensar e agir apresentadas no início dos encontros.

Palavras-chave : grupo operativo; adolescentes; vulnerabilidade social; identidade de gênero; desenvolvimento psicossexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License