SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The disorganization of contemporary family links and possible institutional interventions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

FERNANDES, Waldemar José. Memoria, desejo e espera. O grupo não é apenas uma galeria de espelhos. Vínculo [online]. 2015, vol.12, n.2, pp. 01-08. ISSN 1806-2490.

O autor reflete sobre a visão foulkiana do grupo como galeria de espelhos. A seguir, descreve a influência das personalidades no Encontro (Bion) e o conceito de Interferência entre dois ou mais outros (Puget). A proposta bioniana de que o analista deva estar na sessão sem desejo e sem memória, o que possibilita lidar com o presente, é enfatizada. É discutido um fragmento de sessão de grupoterapia, valorizando a necessidade de se lidar com o inesperado. É fundamental a necessidade de se respeitar a incerteza interna e externa, e de valorizar a intuição no trabalho vincular. Finaliza questionando o conceito de galeria de espelhos, que teria mais um valor analógico no contexto das relações de objeto do que propriamente como conceito analítico significativo. Valoriza a força do presente no encontro grupal, ressaltando a importância para pacientes e terapeutas de não se aprisionar à memória, ao desejo ou à compreensão intelectual.

Keywords : espera; presentação; grupo real e projeções no grupo; sem desejo-memória-compreensão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License