SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Memoria, desejo e espera. O grupo não é apenas uma galeria de espelhosAtenção ao vínculo em neonatologia: Grupos Balint-Paideia - uma estratégia para lidar com a dor e a incerteza em situações-limite índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

AVILA, Lazslo Antonio. A desorganização dos vínculos familiares contemporâneos e as intervenções institucionais possíveis. Vínculo [online]. 2015, vol.12, n.2, pp. 09-19. ISSN 1806-2490.

O psicólogo deve estar consciente da complexidade e das contradições da sociedade em que vive, e do seu posicionamento frente a esta realidade. O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre as complexas questões envolvidas no papel e função da família na contemporaneidade, abordando as consequências da desorganização dos vínculos entre os membros das famílias brasileiras atuais. Discute as intervenções possíveis pelas equipes dos equipamentos públicos da Saúde e da Assistência Social, discutidas a partir da experiência do autor como supervisor dessas instituições, ao longo de dez anos de intervenções. O método empregado foi o dos grupos operativos e psicanálise das configurações vinculares e o resultado alcançado foi o de maior integração e eficácia na atuação profissional dessas equipes.

Palavras-chave : Vínculos; família; contemporaneidade; instituições.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License