SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O ensino da técnica grupal na graduação em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

AVILA, Lazslo Antonio; FERNANDES, Waldemar José; CAMARGO, Ismênia de  e  EMILIO, Solange Aparecida. Grupos em debate. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.1, pp. 03-19. ISSN 1806-2490.

O estudo científico dos grupos humanos representa uma poderosa ferramenta metodológica, cada vez mais necessária no cotidiano dos profissionais que atuam nos campos da Saúde, Educação, Trabalho e Instituições. O livro de Lazslo Antônio Ávila, "Grupos: uma perspectiva psicanalítica", foi resultado de muitos anos de estudos, pesquisas e práticas de seu autor e também da convivência com pessoas de instituições dedicadas a estudar grupos. No lançamento do livro realizado em junho/16 em São Paulo, o autor convidou alguns dos profissionais com os quais partilha profundo respeito pelos dispositivos grupais para juntos estimularem e coordenarem um debate sobre os temas tratados no livro. Tanto as falas iniciais dos participantes da mesa como as perguntas, respostas e colocações do público que se seguiram a elas foram resgatadas e organizadas nesse artigo.

Palavras-chave : Grupos; Psicanálise Vincular; processos grupais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License